Google Tradutor

sexta-feira, 4 de abril de 2014

SIMULAÇÃO DE UMA REUNIÃO BIMESTRAL DO CONSELHO DE TURMA


A reunião bimestral deve acontecer antes do encerramento de cada bimestre e ser presidida pelo diretor de turma. Os objetivos da mesma são: a realização de uma apreciação quantitativa e qualitativa dos estudantes, uma análise do perfil global da turma no que tange aos aspectos afetivo e cognitivo, assim como as possíveis estratégias de superação e uma análise e avaliação das áreas curriculares não disciplinares (formação para a cidadania e estudo orientado).

Os instrumentais que devem ser providenciados são:
  • Convocatórias (convocatória para os professores e convocatória para os representantes dos pais, do líder e vice-líder): construídas pelo coordenadora escolar do projeto e enviadas com 8 dias de antecedência para os participantes da reunião.
  • Auto-avaliação Global: preenchida bimestralmente pelos alunos.
  • Entrada da ata: providenciada pelo diretor de turma antes da reunião acontecer, ela contém abertura, pauta da reunião e quadro para assinatura dos presentes.
  • Mapa de avaliação e infrequência: previamente construída pelo diretor de turma em parceria com a secretaria escolar.
  • Coletas de Informação: preenchida bimestralmente pelos professores e entregue em tempo hábil aos respectivos diretores de turma para que eles possam analisá-las e tecer reflexões sobre aqueles registros no momento da reunião.
  • Registro fotográfico dos alunos.

São presenças obrigatórias na reunião bimestral:
  • Diretor da turma
  • Coordenador do projeto
  • Diretor escolar (caso não seja possível, pode se ausentar)
  • Todos os professores da turma
  • Representante de pais
  • Líder e vice-líder

A pauta da reunião bimestral do conselho de turma:
  1. Informações do núcleo gestor: antes da reunião bimestral acontecer, o núcleo gestor se reúne com o diretor de turma e repassa, de maneira sistematizada, todos os informes acerca das atividades que foram, estão e serão desenvolvidas pela escola. O diretor de turma, preferencialmente, é o responsável por transmitir essas informações no início da reunião.
  2. Análise e reflexão com o líder e vice-líder e os representantes dos pais sobre a dinâmica da turma:
  • Reflexões do representante de pais: Considerações sobre as mudanças de postura de seu filho e dos filhos dos demais pais, anseios, dúvidas, questionamentos, expectativas, elogios etc.
  • Reflexões do líder e do vice-líder: pontos positivos e a melhorar em cada professor da turma; principais problemas da turma na compreensão dos alunos e possíveis soluções; pontos positivos e a melhorar em relação ao diretor de turma, núcleo gestor, funcionários e etc.
Observação: Os representantes de pais e de alunos deixam a reunião exatamente após as suas considerações.
    3.  Apreciação qualitativa e quantitativa por aluno: os estudantes serão avaliados quanto ao comportamento (conteúdos atitudinais) e em relação ao desempenho nas disciplinas (conteúdos conceituais). As discussões aqui devem girar em torno dos casos mais acentuados, que requerem medidas pedagógicas a curto prazo.
   4. Apreciação global da turma nos aspectos cognitivo, afetivo e eventuais estratégias de superação: discussão sobre o ritmo de aquisição e percepção dos conhecimentos por parte dos alunos, seus avanços e dificuldades, suas posturas na sala em relação aos demais estudantes, vínculos afetivos, pontos a melhorar etc.
  5.Apoio e complementos educativos: aqui são traçadas estratégias de apoio e complementos educativos para os alunos com baixo desempenho nas disciplinas e/ou com problemas de comportamento. Podem ser nomeados monitores para ajudar estes alunos com mais dificuldades, sugeridas estratégias de ensino e de conduta dos docentes quanto ao trabalho em sala, planejadas atividades especiais para os estudantes etc.
    6.  Planos de acompanhamento e de recuperação: discussão sobre a construção de um plano de acompanhamento e recuperação de alunos com baixo desempenho, que seja comum a todas as disciplinas e que possa, de maneira eficaz, contribuir para o alcance da competência que se espera dos mesmos.
    7.Análise e avaliação das áreas curriculares não disciplinares (Formação para a cidadania e estudo orientado): diante das avaliações feitas até aqui e daquilo que foi diagnosticado em relação à postura intelectual e comportamental dos estudantes, o conselho deverá atribuir um conceito para cada aluno em relação à formação para a cidadania e ao estudo orientado. O diretor de turma deverá registrar os conceitos (S - Satisfaz; SB - Satisfaz Bastante; NS - Não Satisfaz e E - Excelente) no diário e no instrumental registro de avaliação.
    8.  Outros assuntos: este ponto contempla todos os assuntos não abordados/discutidos na reunião, ou seja, comunicados, esclarecimentos, informes, questões não vistas no momento oportuno pelos membros do conselho etc.
Observação: Para a digitação da ata é importante nomear um digitador que não seja o diretor de turma, pois ele está presidindo a reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário