A reunião
bimestral deve acontecer antes do encerramento de cada bimestre e ser
presidida pelo diretor de turma. Os objetivos da mesma são: a
realização de uma apreciação quantitativa e qualitativa dos
estudantes, uma análise do perfil global da turma no que tange aos
aspectos afetivo e cognitivo, assim como as possíveis estratégias
de superação e uma análise e avaliação das áreas curriculares
não disciplinares (formação para a cidadania e estudo orientado).
Os
instrumentais que devem ser providenciados são:
- Convocatórias (convocatória para os professores e convocatória para os representantes dos pais, do líder e vice-líder): construídas pelo coordenadora escolar do projeto e enviadas com 8 dias de antecedência para os participantes da reunião.
- Auto-avaliação Global: preenchida bimestralmente pelos alunos.
- Entrada da ata: providenciada pelo diretor de turma antes da reunião acontecer, ela contém abertura, pauta da reunião e quadro para assinatura dos presentes.
- Mapa de avaliação e infrequência: previamente construída pelo diretor de turma em parceria com a secretaria escolar.
- Coletas de Informação: preenchida bimestralmente pelos professores e entregue em tempo hábil aos respectivos diretores de turma para que eles possam analisá-las e tecer reflexões sobre aqueles registros no momento da reunião.
- Registro fotográfico dos alunos.
São
presenças obrigatórias na reunião bimestral:
- Diretor da turma
- Coordenador do projeto
- Diretor escolar (caso não seja possível, pode se ausentar)
- Todos os professores da turma
- Representante de pais
- Líder e vice-líder
A pauta
da reunião bimestral do conselho de turma:
- Informações do núcleo gestor: antes da reunião bimestral acontecer, o núcleo gestor se reúne com o diretor de turma e repassa, de maneira sistematizada, todos os informes acerca das atividades que foram, estão e serão desenvolvidas pela escola. O diretor de turma, preferencialmente, é o responsável por transmitir essas informações no início da reunião.
- Análise e reflexão com o líder e vice-líder e os representantes dos pais sobre a dinâmica da turma:
- Reflexões do representante de pais: Considerações sobre as mudanças de postura de seu filho e dos filhos dos demais pais, anseios, dúvidas, questionamentos, expectativas, elogios etc.
- Reflexões do líder e do vice-líder: pontos positivos e a melhorar em cada professor da turma; principais problemas da turma na compreensão dos alunos e possíveis soluções; pontos positivos e a melhorar em relação ao diretor de turma, núcleo gestor, funcionários e etc.
Observação:
Os representantes de pais e de alunos deixam a reunião exatamente
após as suas considerações.
3.
Apreciação qualitativa e quantitativa por aluno: os estudantes
serão avaliados quanto ao comportamento (conteúdos atitudinais) e
em relação ao desempenho nas disciplinas (conteúdos conceituais).
As discussões aqui devem girar em torno dos casos mais acentuados,
que requerem medidas pedagógicas a curto prazo.
4.
Apreciação global da turma nos aspectos cognitivo, afetivo e
eventuais estratégias de superação: discussão sobre o ritmo de
aquisição e percepção dos conhecimentos por parte dos alunos,
seus avanços e dificuldades, suas posturas na sala em relação aos
demais estudantes, vínculos afetivos, pontos a melhorar etc.
5.Apoio e complementos educativos: aqui são
traçadas estratégias de apoio e complementos educativos para os
alunos com baixo desempenho nas disciplinas e/ou com problemas de
comportamento. Podem ser nomeados monitores para ajudar estes alunos
com mais dificuldades, sugeridas estratégias de ensino e de conduta
dos docentes quanto ao trabalho em sala, planejadas atividades
especiais para os estudantes etc.
6. Planos de acompanhamento e de recuperação: discussão
sobre a construção de um plano de acompanhamento e recuperação de
alunos com baixo desempenho, que seja comum a todas as disciplinas e
que possa, de maneira eficaz, contribuir para o alcance da
competência que se espera dos mesmos.
7.Análise e avaliação das áreas curriculares não disciplinares
(Formação para a cidadania e estudo orientado): diante das
avaliações feitas até aqui e daquilo que foi diagnosticado em
relação à postura intelectual e comportamental dos estudantes, o
conselho deverá atribuir um conceito para cada aluno em relação à
formação para a cidadania e ao estudo orientado. O diretor de turma
deverá registrar os conceitos (S - Satisfaz; SB - Satisfaz Bastante;
NS - Não Satisfaz e E - Excelente) no diário e no instrumental
registro de avaliação.
8.
Outros assuntos: este ponto contempla todos os assuntos não
abordados/discutidos na reunião, ou seja, comunicados,
esclarecimentos, informes, questões não vistas no momento oportuno
pelos membros do conselho etc.
Observação:
Para a digitação da ata é importante nomear um digitador que não seja o
diretor de turma, pois ele está presidindo a reunião.
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