O QUE É A FORMAÇÃO PARA CIDADANIA?
Compõe a parte curricular transversal que se assume como “espaço privilegiado para o desenvolvimento da educação para a cidadania, visando o desenvolvimento da consciência dos alunos como elemento fundamental no processo de formação de cidadãos responsáveis, críticos, ativos e intervenientes, com recurso nomeadamente, ao intercâmbio de experiências vividas pelos alunos e à sua participação, individual e coletiva,
na vida da turma, da escola, da comunidade”. Ou seja, são aulas que
trabalham com dinâmicas, fazendo os alunos refletirem quem sou, como o
grupo me analisa e como eu me analiso, mudando de astral, o que gosto e
não gosto, amigos de verdade, projeto de vida, família, etc.Segundo o Relatório Delors, “as componentes de uma educação para a cidadania estão abrangidas no emblemático conjunto de aprendizagens fundamentais, referidas em quatro pilares da Educação:
1. Aprender a conhecer;
2. Aprender a fazer;
3. Aprender a ser;
4. Aprender a viver juntos
Estes pilares serão trabalhados a partir da aula de Formação para a Cidadania:
I. Pelo Diretor de Turma em colaboração com todo o coletivo de professores da turma (Conselho de Turma) e Núcleo Gestor;
II. Com os alunos em dinâmica de grupo, assembleia de turma, debate, trabalho individual.
FINALIDADES
I. Desenvolver competências necessárias ao exercício da cidadania;
II. Promover o desenvolvimento da auto-estima, de regras de convivência e do respeito mútuo que contribuam para a formação de cidadãos autônomos, participativos, tolerantes e civicamente responsáveis;
III. Desenvolver valores da solidariedade e do respeito pela diferença;
IV. Proporcionar momentos de reflexão sobre a vida da turma, da escola, e da comunidade, bem como os princípios democráticos que orientam o seu funcionamento;
V. Fomentar situações de diálogo e reflexão sobre experiências vividas e preocupações sentidas pelos alunos;
VI. Proporcionar situações de expressão de opinião, de tomada de decisão com respeito pelos valores da liberdade e da democracia;
VII. Adquirir conhecimentos importantes para a compreensão do funcionamento da sociedade e das instituições.
PLANEJAMENTO
Os conteúdos programáticos são flexíveis e planejados em Conselho de Turma, de acordo com a prioridade do grupo de alunos em questão, após feita a caracterização e levantado o diagnóstico da Turma.
Far-se-á de forma diversificada atendendo:
I. À idade;
II. Níveis de desenvolvimento;
III. Solicitações;
IV. Interesses e preocupações dos alunos ou turmas;
V. Os conteúdos programáticos são flexíveis e planejados em Conselho de Turma, de acordo com a prioridade do grupo de alunos em questão.
DINÂMICAS E APRENDIZAGEM
Potencializar situações de:
I. Reflexão;
II. Cooperação;
III. Expressão de opiniões;
IV. Expressão de sentimentos;
V. Partilha de preocupações;
VI. Confrontação de idéias;
VII. Discussão;
VIII.Negociação;
IX. Decisão;
X. Identificação e resolução de problemas;
XI. Aprofundar assuntos específicos nas respectivas disciplinas;
XII. Fomentar participação ativa na vida da escola;
XIII.Proporcionar sessões de esclarecimento/debate em grupos e/ou Assembléia de Turma;
XIV. Implementar a auto-avaliação;
XV. Avaliar de forma contínua as competências adquiridas / desenvolvidas / demonstradas.
TEMAS A TRATAR (SUGESTÕES)
I. Dimensão Escolar
II. Dimensão Humana;
III. Dimensão Cultural;
IV. Dimensão Social;
V. Dimensão Ambiental;
VI. Dimensão Política.
TEMAS A TRATAR EM DIMENSÃO ESCOLAR (SUGESTÕES)
I. Funcionamento da Assembleia de Turma;
II. Eleição de líder e vice-líder;
III. Direitos e deveres dos alunos;
IV. Composição e Competências dos Órgãos da Escola;
V. Participação do aluno na vida da escola;
VI. Higiene e Segurança na Escola;
VII. Preservação do Patrimônio Escolar;
VIII.Orientação Vocacional/Profissional;
TEMAS A TRATAR EM DIMENSÃO HUMANA (SUGESTÕES)
I. Direitos Humanos;
II. Trabalho Infantil;
III. Escravatura;
IV. Violência;
V. Racismo;
VI. Xenofobia;
VII. Discriminação;
VIII.Paz;
IX. Tolerância;
X. Amizade;
XI. Solidariedade;
XII. Apoio aos portadores de necessidades especiais, idosos...;
XIII.Prostituição infanto-juvenil;
XIV.Tráfico de mulheres;
XV. Drogas;
XVI. Alcoolismo juvenil.
TEMAS A TRATAR EM DIMENSÃO CULTURAL (SUGESTÕES)
I. Hino Nacional e do Ceará;
II. Bandeira Nacional, do Ceará e do município;
III. Valorização da Cultura do País e da Cultura Imigrante;
IV. Preservação do Patrimônio;
V. Fundamentalismo Religioso;
VI. Tolerância Religiosa.
TEMAS A TRATAR EM DIMENSÃO SOCIAL (SUGESTÕES)
I. Família;
II. Educação Sexual;
III. Educação para a Saúde;
IV. Educação do Consumidor;
V. Associativismo;
VI. Preenchimento de Formulários/Documentos
VII. Prevenção de Comportamentos de Riscos (álcool, droga, tabaco, aids);
VIII.Prevenção Rodoviária;
IX. Emigração/Imigração,
X. Voluntariado;
XI. Papel dos Meios de Comunicação Social;
XII. Trabalhar as várias etnias, gênero, classes sociais.
TEMAS A TRATAR EM DIMENSÃO AMBIENTAL (SUGESTÕES)
I. Poluição;
II. Defesa de Zonas Protegidas;
III. Proteção dos Seres Vivos;
IV. Seres Vivos em Vias de Extinção;
V. Energias Renováveis e não Renováveis;
VI. Energias Poluentes e não Poluentes;
VII. Agricultura Biológica;
VIII.Desmatamento.
TEMAS A TRATAR EM DIMENSÃO POLÍTICA (SUGESTÕES)
I. Governo Federal;
II. Governo Estadual;
III. Câmara municipal;
IV. Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal);
V. Eleição e Partidos Políticos;
VI. Constituição da República;
VII. Organizações estudantis.
NÍVEL DE ADEQUAÇÃO DAS ATIVIDADES
I. Estar de acordo com os interesses / necessidades dos alunos;
II. Estar de acordo com o nível etário / cognitivo dos alunos;
III. Ter caráter transdisciplinar;
IV. Abranger as competências transversais prioritárias do Projeto Curricular de Turma;
V. Favorecer a aquisição de competências sociais;
VI. Permitir um trabalho cada vez mais autônomo;
VII. Proporcionar a auto – avaliação.
AVALIAÇÃO
I. Expressa-se de forma descritiva e é da responsabilidade do Conselho de Turma;
II.
É realizada bimestralmente, ou seja, não tem nota e sim, conceito (Não
satisfaz, satisfaz, satisfaz bastante e excelente). Essa informação, o
diretor de turma irá colocar no instrumental "registro de avaliação" ,
no espaço da menção.
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