APRESENTAÇÃO DO PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA
APRESENTAÇÃO
O
Projeto Professor Diretor de Turma visa a construção de uma escola que
eduque a razão e a emoção, onde os estudantes são vistos como seres
humanos que aprendem, riem, choram, se frustam... Uma escola que tem
como premissa a desmassificação. Uma escola com plenos objetivos de
acesso, permanência, sucesso e formação do cidadão e do profissional.
OBJETIVO DO PROJETO DIRETOR DE TURMA
Casassus, a partir de uma pesquisa que liderou na Unesco sobre os
efeitos das principais variáveis presentes no rendimento escolar, chegou
a informação surpreendente. Após análise minuciosa de diferentes
variáveis entre elas o nível socioeconômico, infraestrutura física,
material escolar, formação dos professores, gestão da escola, constatou
que um fator que permitia melhor aprendizagem das crianças se encontrava
no plano emocional, isto é, no tipo de relações e interações é um dos
principais objetivos do Projeto Professor Diretor de Turma.
Reconhecendo a grande importância e não estando fora de questão o
conhecimento cognitivo, Casassus afirma que as emoções vêm "antes" e
"depois" do conhecimento cognitivo, pois no primeiro caso, podem
facilitar ou dificultar a aprendizagem, e no segundo, nos motivam para
novas aprendizagens.
Assim, o afeto e o conhecimento sociobiográfico
do aluno dá entrada na plenitude feliz do acesso à escola, concorrendo
para a permanência nesta e revelando o caminho para o sucesso em sala de
aula com aprendizagens eficientes, significativas que redudam na
eficácia do ensino.
Considerando esta referência, o Projeto Professor Diretor de Turma
potencializa uma escola que vê os alunos em constante transformação,
valorizando suas especificidades. Uma escola que tem a perspectiva de
formar cidadãos livres, críticos e responsáveis.
Rubens Alves afirma que há escolas que são gaiolas, e há escolas que
são asas. Segundo o autor, a coragem para voar já nasce dentro do
pássaro, não podendoeste ser ensinado, mas encorajado. Aqui está patente
o trabalho do diretor de turma. Para tal, seu perfil deve ser professor
incentivador, prudente e capaz de proporcionar este encorajamento,
fazendo da sala de aula uma experiência gratificante. É preciso dar asas
aos alunos para que sejam críticos, participativos, responsáveis,
valorizando as suas potencialidades e vivências e assim,
transformando-os em verdadeiros cidadãos protagonistas da sua própria
viagem da vida.
Parafraseando Fernando Pessoa: "A vida é uma viagem, quem faz são os
viajantes, e aquilo que vemos, não é o que vemos, mas o que somos".
Partindo desse respeito pelo que "somos" tracemos um paralelo entre o
professor da escola antiemocional, racional e tradicionalista, que trata
o aluno batizado com um simples número da lista
do aluno, que entra em sala de aula, deposita seu conteúdo, muitas vezes
limitado ao livro didático adotado pela escola, com o professor de uma
escola emocional que se preocupa com o aluno/ser humano/cidadão.
Respeitar o "SER" do ser humano. Diante deste cenário, poderíamos traçar
um paralelo entre o "professor jogador de damas" e o "professor jogador
de xadrez".
O professor jogador de damas com regras simples e simplicistas, sem
grande dificuldade de estratégia, reduzindo o processo educativo a uma
concepção parcializante.
O jogador de xadrez, respeitando as regras específicas de cada peça do
xadrez (cada aluno e eles são únicos). Crianças, jovens e adultos são
entidades humanas complexas, com aspirações e inquietações que requerem
compreensão mais holística e de totalidade dialética. E ainda por cima,
jogando com a maior perspicácia, eficiência, concentração e estratégia.
É neste contexto que o projeto pretende fortalecer a construção de um
ambiente escolar que valoriza as diferenças, de forma a proporcionar um
nível elevado das relações entre professores, alunos, funcionários, pais
ou responsáveis e comunidade.
O Projeto Professor Diretor de Turma faz jus e tem como base algumas
pistas da importância dos quatro pilares da educação do relatório de
Delors:
a) Aprender a conhecer,
combinando uma cultura geral, suficiente vasta, com a possibilidade de
trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias. O que também
significa: aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades
oferecidas pela educação ao longo de toda a vida.
b) Aprender a fazer,
a fim de adquirir, não somente uma qualificação profissional mas, de
uma maneira mais ampla, competências que tornem a pessoa apta a
enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Mas, também
aprender a fazer, no âmbito das diversas experiências sociais ou de
trabalho que se oferecem aos jovens e adolescentes, quer
espontaneamente, fruto do contexto local ou nacional, quer formalmente,
graças ao desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho.
c)Aprender a viver juntos
desenvolvento a compreensão do outro e a percepção das
interdependências - realizar projetos comuns e preparar-se para gerir
conflitos - no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão
mútua e da paz.
d) Aprender a ser,
para melhor desenvolver a sua personalidade e estar á altura de agir
com cada vez maior capacidade de autonomia, de discernimento e de
responsabilidade pessoal. Para isso, não negligenciar na educação
nenhuma das potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio,
sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se.
- Favorecer a articulação entre professores, alunos, pais e responsáveis, buscando promover um trabalho cooperativo, especificamente, entre professores e alunos, no sentido de adequar estratégias e métodos de trabalho.
- Manter a assiduidade dos alunos, estimulando sua permanência na escola e elevando o grau de sucesso na aprendizagem.
- Motivar os alunos para aprendizagens significativas e encorajá-los a ter perspectivas otimistas quanto ao seu futuro pessoal e profissional.
“Os efeitos positivos desse modelo de trabalho podem ser percebidos na postura e aprendizagem dos alunos”.
TEMPO PARA O CUMPRIMENTO DAS TAREFAS DO DIRETOR DE TURMA:
Destinação de 05 horas semanais para o cumprimento das tarefas de diretor de turma que serão distribuídas da seguinte forma:
- 02 horas para organizações dos intrumentais (dossiê e portfólio);
- 01 hora para atendimentos dos pais e alunos;
- 01 hora para orientação de alunos monitores por disciplina para o estudo orientado;
- 01 hora referente à aula de formação para a cidadania.
Observações:
Deve ser reservada uma sala de Diretores de Turma na escola.
Na sala, deve ter um painel contendo as seguintes informações (horários dos Diretores de Turma e da turma, representantes dos pais, representantes dos líder e vice-líder e calendário escolar) são expostos em mural por turma específica.
Os Dossiês e portfólios são guardados em um mesmo armário, na sala.
Os professores e o núcleo gestor têm acesso livre aos dossiês.
FUNÇÕES DO DIRETOR ESCOLAR:
- Escolher um coordenador para acompanhar o projeto na escola;
- Planejar, com o coordenador escolar, na jornada pedagógica, as datas das Reuniões de Conselho de Turma (Diagnósticas e Bimestrais), inserindo-as no calendário escolar;
- Implementar as ações do Projeto Professor Diretor de Turma, como instrumento de gestão escolar, na construção da proposta político-pedagógica (PPP) da escola e no Regimento Escolar;
- Convocar os pais ou responsáveis para uma reunião de apresentação do projeto;
- Indicar os professores diretores de turma e suas respectivas salas;
- Acompanhar o projeto junto ao coordenador;
- Incentivar os professores diretores de turma;
- Estabelecer um ambiente agradável para que o projeto se desenvolva;
- Convocar os professores, de acordo com suas respectivas turmas, para as Reuniões de Conselho de Turma, visando garantir a presença de todos;
- Acompanhar a realização das Reuniões de Conselho de Turma, participando das mesmas, sempre que possível e, através da leitura das atas com os demais membros do núcleo gestor, implementar as intervenções cabíveis às situações diagnosticadas.
FUNÇÕES DO COORDENADOR DO PROJETO:
- Assessorar o diretor escolar na apresentação do projeto à comunidade escolar, com o objetivo de levá-la a refletir sobre os compromissos assumidos a partir da adesão ao mesmo, visando o fortalecimento das práticas pedagógicas e a formação integral do aluno;
- Envolver os demais membros da coordenação escolar nas ações do projeto, fomentando a co-participação;
- Contribuir na identificação de professores que apresentem perfil para desempenhar a função de professor diretor de turma;
- Orientar os professores diretores de turma quanto à construção, organização e análise dos dossiês;
- Dar suporte aos professores diretores de turma, fornecendo-lhes cópias de instrumentais, documentos e outros materiais necessários ao exercício de suas atribuições;
- Auxiliar o diretor escolar na convocação dos pais ou responsáveis para a reunião de apresentação do Projeto, a ser realizada, preferencialmente, durante a jornada pedagógica, e colaborar na condução da assembleia de pais;
- Estimular a equipe de professores, diretores de turma, alunos e demais atores escolares a construir um ambiente agradável e cooperativo para que o projeto se desenvolva a contento;
- Acompanhar a realização das Reuniões de Conselho de Turma, participando das mesmas e, através da leitura das atas com o núcleo gestor, implementar as intervenções cabíveis às situações diagnosticadas, tais como: readequar o planejamento curricular, repensar as estratégias de ensino-aprendizagem, refletir sobre a sistemática de avaliação, intervir nas questões disciplinares identificadas, atender, quando possível, as solicitações direcionadas à gestão escolar etc;
- Produzir relatórios semestrais, contemplando os resultados alcançados e os desafios na implementação/efetivação das ações do Projeto, para submetê-los à análise do Núcleo Gestor, do Coordenador Regional do PPDT e do Superintendente Escolar, visando um movimento de reflexão em torno das evidências identificadas;
- Entregar a Coleta de Informações para Avaliação aos professores da turma no início de cada período letivo e recolhê-la, sempre no final de cada um deles, para que o Diretor de Turma a analise, estude, compile e apresente, no ponto 4 da pauta da Reunião Bimestral (Apreciação Qualitativa e Quantitativa por Aluno), oportunizando uma avaliação global do aluno pelo conselho de turma.
- Proceder, periodicamente, a avaliação do desempenho dos professores diretores de turma e da gestão escolar na condução das ações do PPDT.
FUNÇÕES DO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA:
1. JUNTO AOS ALUNOS:
- Conhecer o aluno em toda a sua dimensão;
- Orientar o estudante de maneira personalizada;
- Contribuir para uma maior adequação do plano de estudos;
- Observar os comportamentos em situações coletivas;
- Conhecer os interesses, atitudes, valores e hábitos de trabalho;
- Promover uma correta integração do aluno na vida escolar;
- Proporcionar um clima de liberdade que facilite a adaptação social, física e intelectual do aluno;
- Ofertar, quando possível, atividades extracurriculares;
- Ser o elo entre escola e família.
2. JUNTO AOS PROFESSORES DA TURMA:
- Fornecer informações sobre a turma.
- Caracterizar a turma.
- Discutir e definir, com os professores, estratégias de ensino-aprendizagem.
- Promover o trabalho de equipe entre os professores.
- Favorecer a coordenação interdisciplinar.
- Recolher/fornecer informações sobre a assiduidade/ comportamento/aproveitamento.
- Analisar problemas dos alunos.
- Coordenar relações interpessoais e intergrupais.
- Promover a relação escola-comunidade.
- Elaborar propostas de apoio pedagógico.
- Propor/debater formas de atuação entre escola/pais.
- Informar aos Pais ou Responsáveis acerca do andamento do seu educando.
- Comunicar-lhes o dia e a hora de atendimento semanal.
- Fornecer-lhes, com regularidade, informações sobre a assiduidade, comportamento e aproveitamento escolar dos alunos.
- Fazer reuniões com os pais/responsáveis: uma no início do ano escolar e uma para cada entrega de avaliação bimestral do aluno.
- Orientar o acompanhamento dos educandos.
- Realizar as atividades educativas pais/alunos/professores da turma.
- Propor formas de atuação para uma relação mais estreita família/ escola.
FUNÇÕES DOS DEMAIS PROFESSORES:
- Entregar a coleta de informação antes do final de cada bimestre para os diretores de turma;
- Participar das reuniões (diagnóstica e bimestrais);
- Manter o mapeamento na sua sala;
- Entregar as notas e faltas a cada período aos diretores de turma;
- Apoiar nos trabalhos dos diretores de turma.
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